Conselhos para a Escrita do Artigo
Estas regras pretendem
ajudá-lo a escrever um texto científico com boa qualidade técnica e editorial. Siga-as e verá
os resultados. É claro que
nada substitui o empenho e
a concentração no que se está
a escrever ...
Não dê para ler os seus
textos a outras pessoas sem confirmar
que estas regras foram seguidas.
Regra fundamental: O autor tem de “gostar” do texto que escreveu porque o texto conta uma “boa história” com um sequência lógica clara, uma
estrutura adequada, frases precisas e concisas, bons exemplos, boas figuras e com bom aspecto gráfico.
Estrutura
- O texto deve ter uma sequência
lógica clara onde as várias secções e parágrafos se encadeiam de modo natural.
- Qualquer texto com um número significativo de secção e
sub-secções deve incluir um índice no início. O índice deve ser bem estruturado e numerado de
forma a que dê imediatamente
uma ideia da organização e do conteúdo do
texto em questão.
- A sequência de secções ou parágrafos deve partir do mais geral para o mais particular; o que é mais
importante deve aparecer antes do que é menos
importante.
- A estrutura dos capítulos deve ser tal que contenha secções e sub-secções de forma equilibrada,
cada uma contendo partes relativamente separadas do trabalho. A primeira secção deve começar no princípio do capítulo.
- Não criar apenas uma secção (sub-secção) dentro de um capítulo
(secção).
Português e Inglês
- O texto deve ser escrito no tempo presente (excepto quando se relatam factos do passado) e na forma impessoal (não na primeira pessoa do singular ou do
plural).
- O texto deve ser consistente e uniforme no seu conjunto, nomeadamente em termos de estilo de escrita.
- As frases devem ser claras e precisas, devendo evitar-se frases demasiado compridas ou demasiado curtas; a escrita deve ser claramente de índole técnico, devendo evitar-se demasiada informalidade.
- De preferência, as frases devem seguir a estrutura mais clara e simples ou seja sujeito-predicado-complementos;
quanto menos jeito se tem para escrever, menos se deve complicar.
- Devem evitar-se longos parágrafos de texto corrido
para descrever uma lista de coisas ou os vários
passos de um algoritmo;
em benefício da compreensão, deve usar-se aqui uma sequência
de bullets, eventualmente numerada.
- É essencial que o autor perceba tudo o que escreve; frases incompreensíveis, tantas vezes traduzidas à letra de textos em Inglês, são inaceitáveis.
- O uso de termos de Inglês deve ser o mais reduzido possível, limitando-se aos termos cuja tradução é difícil ou cujo uso é já corrente; quando usados devem aparecer em itálico.
Conteúdo
- O Resumo ou Abstract não deve conter
frases demasiado generalistas, mas antes frases
curtas descrevendo os principais objectivos e resultados do trabalho.
- A Introdução deve começar por dar uma ideia do contexto e motivação do trabalho em questão e, à medida que vai progredindo, deve ir fornecendo
informação mais específica, até se abordar directamente o assunto em questão. Depois disso, devem apresentar-se a estrutura e conteúdo do texto.
- As Conclusões devem conter os principais resultados do trabalho e eventualmente indicações de trabalho futuro.
- Os Anexos contêm informação adicional, que não é fundamental para a compreensão
do trabalho, ou que é suplementar ao corpo principal do texto.
Títulos
- Os títulos de capítulos, secções, etc. devem ser
claros e traduzir fielmente
o conteúdo do texto a
que se referem.
- Secções de algum modo paralelas devem ter títulos semelhantes de forma
a evidenciar esse paralelismo e a manter a coerência do conjunto.
- O uso de maiúsculas e minúsculas nos títulos deve ser feito de modo consistente.
- Deve ajustar-se o tipo e tamanho da letra dos títulos das várias secções consoante o seu nível na estrutura do índice.
- Os títulos das várias secções devem usar um tipo e tamanho de letra dependendo do seu nível dentro do índice.
- Não se devem incluir referências no título de capítulos, secções ou sub-secções.
Terminologia
- Deve ser definida de modo claro e preciso
antes de ser usada, de preferência
de modo graficamente saliente,
p.e. usando bullets
com o termo a bold.
- Deve ser consistentemente usada depois de definida (evitar o uso de outros termos com o mesmo significado).
- Deve evitar-se o uso de termos não definidos ou cujo significado não é consensual sem providenciar uma definição; para os casos menos importantes, a definição pode aparecer no corpo do texto.
Aspecto gráfico
- O aspecto gráfico é muito importante porque pode facilitar substancialmente a
leitura do texto; as páginas devem ter um aspecto “agradável”.
- Para melhor organizar o texto, devem usar-se as listas, bullets, etc. sempre que necessário.
- Para salientar alguns elementos deve usar-se o bold,
itálico, etc. sempre que necessário.
Figuras e Tabelas
- É importante o uso de figuras e tabelas para complementar o texto, auxiliando a sua compreensão.
- As figuras e tabelas não devem incluir informação que não pode ser compreendida por não ter sido referida
no texto associado.
- Só há figuras e tabelas ou seja quadros, gráficos, etc. não 'existem'.
- As figuras e tabelas devem ser sempre referidas
no texto e normalmente
explicadas.
- As figuras e tabelas não devem nunca aparecer antes de serem referenciadas no texto.
- As figuras e tabelas devem aparecer centradas horizontalmente na página.
- Algum espaço adicional deve ser deixado antes e depois das figuras e tabelas e entre a legenda e a figura
ou tabela.
- As legendas devem ser claras e bem organizadas mas não devem servir para explicar longamente a figura ou tabela.
- As legendas devem aparecer centradas na página.
- As figuras contendo gráficos devem possuir legendas nos dois eixos,
com a grandeza representada
e as respectivas unidades.
- Quando se usam figuras ou tabelas de outros autores, esse facto deve ser incluído na legenda; por exemplo:
“Figure 4.5 – Arquitectura do sistema [6].”.
Equações
- <>
As equações devem ser alinhadas à esquerda e numeradas.
- As equações devem ser referidas apenas pelo seu número.
Por exemplo: “deduz-se
de (30) que não existe
variação com a frequência”.
- Os símbolos matemáticos devem ser escritos em itálico.
- Os símbolos devem ser definidos depois das equações, na primeira vez que são utilizados.
- Não se pode usar o mesmo símbolo para grandezas diferentes.
- Deve ter-se o cuidado de escrever o mesmo símbolo sempre da mesma forma,
isto é, com o mesmo tamanho, com o mesmo significado, etc.
- Quando se tem números que ultrapassam os milhares, deve usar-se um espaço para separar os milhares, isto é, deve usar-se 12 345 em vez de 12345.
- Para textos em Português, deve usar-se uma vírgula e não um ponto para indicar as casas decimais ou seja deve
usar-se 5,67 e não 5.67. O contrário
acontece para textos em Inglês.
Exemplos
- A inclusão de exemplos é muito importante para melhor perceber o texto.
- Os exemplos devem ser sempre o mais representativos possível; exemplos demasiado específicos devem ser evitados.
Acrónimos
- Devem ser definidos a primeira vez que são usados.
- No caso de teses, deve incluir-se no início uma lista de acrónimos.
Unidades
- Usam-se as unidades e regras do Sistema
Internacional.
Referências
- É essencial incluir uma ou mais
referências sempre que se façam
afirmações importantes
que não vão ser demonstradas ou que se cite trabalho de outros.
- Não se devem incluir referências na lista de referências que não apareçam no texto.
- A lista de referências deve estar ordenada por ordem de
entrada da referência no texto.
- As referências devem ser citadas no texto usando [], e.g. 'como foi demonstrado em [17]'.
- As referências na secção de referências devem estar completas, ser consistentes
e seguir de forma precisa
o formato indicado.
Spelling
- Antes
de imprimir o texto,
use sempre o corrector de ortografia do processador de texto (spelling).
Com as ferramentas existentes, é inaceitável que o seu texto contenha erros ortográficos.