Contexto e Objectivos

O crescente e rápido desenvolvimento dos sistemas de aquisição, processamento, armazenamento, transmissão e visualização de informação digital audiovisual tem motivado a sua difusão, cada vez em mais larga escala, como é hoje por demais evidente, através de:

 

 

Os sistemas e serviços associados à tecnologia digital de representação de informação audiovisual estão espalhados pelos mais variados domínios da actividade económica, sendo cada vez mais importante a formação de engenheiros com conhecimentos adequados nesta área científica. Os equipamentos e serviços acima mencionados têm aliás conhecido particular relevância em Portugal, um dos primeiros países a oferecer serviços interactivos via cabo e também bem posicionado nos serviços móveis audiovisuais e IPTV.


A tecnologia associada aos novos serviços audiovisuais (ou multimédia se se preferir este termo, ‘carregado’ com as dimensões visual e auditiva na sua máxima expressão ou seja integrando não só áudio, fala, imagem e vídeo mas também texto, gráficos e modelos 3D) baseia-se cada vez mais em software, o que apresenta inúmeras vantagens para um país como Portugal, até aqui com uma modesta indústria audiovisual, em parte devido aos grandes investimentos associados às tecnologias hardware envolvidas. Esta é aliás uma questão essencial para os futuros engenheiros pelo elevado impacto que poderá vir a ter na modernização da indústria Portuguesa uma área tão importante como as tecnologias e serviços audiovisuais baseadas em software.


Atendendo a que a omnipresença da informação audiovisual é uma das grandes tendências dos últimos e dos próximos anos, revolucionando em boa parte a estrutura e o lugar na sociedade das telecomunicações vindouras, parece essencial que a formação em telecomunicações dos futuros engenheiros electrotécnicos do IST inclua uma unidade disciplinar que especificamente considere a problemática das comunicações audiovisuais, com particular incidência nas aspectos associados às telecomunicações, mas também nos aspectos legais, sociológicos e éticos devido à sua especial importância para alguns dos serviços em questão. Estas dimensões são essenciais num momento em que muitas vezes a grande questão já não é se se consegue tecnicamente implementar um dado sistema mas se é legalmente, socialmente ou eticamente aceitável implementar esse mesmo sistema. A necessidade desta unidade disciplinar é reforçada pelo facto de, também em Portugal, as comunicações audiovisuais terem ganho nova ambição, facto que é visível no aparecimento de novos canais de televisão, na transmissão de televisão interactiva via cabo, na introdução da televisão digital terrestre e no sucesso da IPTV.


Face ao contexto acima apresentado, julga-se importante a existência de uma unidade disciplinar visando o ensino dos conceitos, tecnologias e normas associados aos principais sistemas e serviços de comunicação audiovisual oferecida aos Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MEEC) e Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD) do Instituto Superior Técnico.


A unidade disciplinar de Comunicação Multimédia deverá debruçar-se não só sobre os conceitos e tecnologias básicas relevantes mas também sobre os principais sistemas de comunicação audiovisual dando particular ênfase ao processamento e codificação da informação. Estes aspectos serão estudados não só na perspectiva da obtenção no receptor, de forma tão eficiente quanto possível, de uma réplica de boa qualidade da informação original mas também com vista ao alcance de outras capacidades ou facilidades, p.e. interactividade, acesso aleatório e resiliência a erros. A codificação eficiente tem-se mantido como um dos problemas centrais das comunicações audiovisuais e, concerteza, aquele que durante muitos anos impediu a explosão dos serviços digitais, nomeadamente incluindo vídeo.


Assim, os grandes objectivos da unidade disciplinar de Comunicação Multimédia aqui apresentada são:

 

Para que os objectivos acima descritos possam ser alcançados com sucesso e de forma mais eficiente, pressupõe-se que os alunos estarão minimamente familiarizados com os seguintes conceitos e técnicas:

 

Pelos seus pressupostos e objectivos, a unidade discipinar de Comunicação Multimédia destina-se a alunos numa fase avançada do seu curso e pretende ter uma abordagem integradora dos conhecimentos adquiridos, nesta e noutras unidades disciplinares, anteriormente frequentadas pelos alunos, levando os alunos a ‘ver’ os sistemas como sistemas completos nos quais se integram de forma coerente as técnicas aprendidas ao longo de todo o curso. A unidade disciplinar de Comunicação Multimédia pretende abordar o problema das comunicações e tecnologias de representação audiovisual de uma forma integrada ainda que com especial incidência nas ferramentas de codificação.